Bagagem de Mão: Dicas essenciais para a organizar
Sempre que vai viajar, sente dificuldade em organizar a sua bagagem de mão?
A verdade é que existem muitas regras sobre permissões e proibições no transporte de objetos, para a sua bagagem de mão.
Só é permitida uma bagagem de mão. Portanto, note que as companhias aéreas podem optar por despachar a sua bagagem de mão para o porão, caso não cumpra alguns requisitos.
De modo a optimizar o processo de organização para a sua próxima viagem, organizámos algumas dicas que o vão ajudar a passar sem qualquer problema pela segurança do aeroporto.
DICAS ESSENCIAIS
1 – Informe-se sobre os limites de pesos e medidas
Cada companhia aérea tem as suas regras, no que respeita aos limites de pesos e medidas, pelo que, antes de fazer a sua mala, visite o website da companhia aérea em que vai viajar, de modo a esclarecer todas as dúvidas existentes.
2 – Leve apenas o que considerar imprescindível
A bagagem de mão deve servir, essencialmente, para os artigos que sejam imprescindíveis, aqueles que tem mesmo de ter consigo, como documentos, objetos pessoais, artigos de higiene ou medicamentos.
Mais à frente, identificamos quais são os objetos que não são permitidos para bagagem de mão, de modo a que a escolha fique mais fácil.
3 – Documentos e objetos de valor deverão ser arrumados em último
Sugerimos que os documentos, objetos pessoais e de valor sejam guardados apenas no fim, para que possam ser facilmente acessíveis.
Por poderem ser utilizados mais do que uma vez, no caso de ter de os retirar para serem analisados pela segurança ou querer utilizar durante o voo, terá a oportunidade de os recolher rapidamente.
4 – Organize os líquidos em sacos transparentes
Deve transportar os líquidos em sacos transparentes reutilizáveis. São considerados líquidos, as bebidas, pasta dos dentes, perfumes, gel de banho, cremes, sopas, entre outros do mesmo género.
Para os organizar, deve colocar um máximo de 100ml ou 100gr por artigo, embalados num único saco transparente, que possa ser aberto e fechado novamente.
Existem algumas exceções, relativamente ao transporte de líquidos.
Os medicamentos líquidos ou produtos dietéticos especiais (incluindo a comida para bebé) são passíveis de transportar, fora do saco de plástico ou mesmo em quantidades superiores às acima descritas. No entanto, sempre que possível, tente acompanhar-se de um documento ou declaração médica que confirme essa necessidade.
Caso tenha outros artigos que ultrapassem os 100ml, esses devem ser transportados na bagagem de porão.
5 – Não exagere na quantidade de roupa
Caso só leve uma bagagem de mão, temos duas dicas para si, relativamente à roupa: não exagere na quantidade e tente arrumá-la da melhor forma possível.
Leve simplesmente o necessário. Utilize de forma sensata o espaço na sua mala.
Existem várias técnicas para economizar o espaço, numa bagagem de mão.
Primeiro, comece por ver a ordem de arrumação, pois ainda pode ganhar um espaço extra, se tudo encaixar perfeitamente. Comece por arrumar primeiro os objetos mais pesados, à exceção dos alguns que necessitam de maior facilidade de acesso.
Experimente, também, fazer rolinhos com a roupa ou tentar colocá-la dentro de outros objetos. No entanto, não se esqueça que, pode ainda ganhar bastante espaço se vestir a roupa mais pesada, como os sapatos, caso leve mais que um par, camisolas grossas ou mesmo casacos.
6 – Leve uns snacks consigo
Algumas companhias aéreas têm incluído no bilhete, uns pequenos lanches, no entanto outras cobram pelo mesmo serviço.
Se desejar poupar, sempre pode levar uns snacks na sua bagagem de mão, desde que estejam facilmente acessíveis.
Lembre-se que, se desejar levar bebidas, estas devem respeitar as mesmas descrições acima descritas para o transporte de líquidos: 100ml por recipiente e arrumadas da mesma forma que os restantes líquidos.
Por norma, certas companhias permitem que os passageiros possam levar uma lancheira, mas será melhor confirmar junto da sua companhia aérea, para que não fique surpreendido.
7 – Inclua o tabaco e um isqueiro na sua bagagem de mão
Fumar no avião e no aeroporto é proibido.
Isso não o impede de deixar o tabaco em terra, pois pode transportá-lo na sua bagagem de mão, juntamente com um isqueiro ou um cigarro eletrónico.
8 – Tenha em atenção aos artigos proibidos
Os passageiros estão proibidos de transportar qualquer tipo de objetos que possam por em perigo os outros passageiros. Alguns dos artigos mais evidentes são: as armas de fogo, objetos cortantes ou pontiagudos (como por exemplo as lâminas de barbear ou tesouras), ferramentas de trabalho, material pirotécnico, entre outros.
Caso tenha consigo, na altura do controlo de segurança, algum artigo proibido ou com restrições, pode entregá-lo a um familiar, despachá-lo para a bagagem de porão ou enviar por correio.
Tenha atenção que para a bagagem de porão existe, igualmente, restrições quanto ao transporte de certos artigos.
DICA EXTRA MUITO IMPORTANTE PARA TODOS OS VIAJANTES
Antes de começar a fazer a sua mala, opte por reservar connosco, um lugar no nosso estacionamento junto ao Aeroporto de Lisboa. Não se preocupe mais em estacionar o seu carro, junto ao Aeroporto.
O Aeroportoparque é a opção mais simples e económica. Tem à sua disposição serviços como Valet Parking ou Self Parking e estacionamento coberto ou descoberto.